Carboidratos
- Murillo Cunha
- 6 de ago. de 2018
- 1 min de leitura
Atualizado: 13 de jul. de 2020
Os carboidratos, mais conhecidos em nosso dia a dia como açucares, são moléculas formadas por carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio (O). São encontrados em pães, massas, arroz, batata, doces e etc. Podem ser classificados como monossacarídeos, dissacarídeos ou polissacarídeos. Os carboidratos podem se ligar com lipídeos, formando os glicolipídeos, ou com proteínas, formando as glicoproteínas.
Monossacarídeos
São as moléculas mais simples e que podem conter de 3 a 7 átomos de carbono. São exemplos de monossacarídeos a glicose, a galactose, a frutose, pentoses como a ribose e a desoxirribose que constituem os ácidos nucleicos (material genético). São a nossa fonte de energia.
Dissacarídeos
São duas moléculas de monossacarídeos unidas por uma ligação chamada glicosídica. São exemplos de dissacarídeos a sacarose (glicose+frutose), lactose (galactose+glicose) e maltose (glicose+glicose). Eles também são a nossa fonte energética.
Polissacarídeos
São moléculas grandes geralmente formadas pelo mesmo monossacarídeo (por exemplo, muitas glicoses ligadas). Podem possuir função de reserva de energia e função estrutural. Dois exemplos de reserva energética são o glicogênio (produzido por células animais) e o amido (produzido por células vegetais). Já em questão de estrutura, podemos citar a celulose que faz a parede celular ser mais forte.
Referência:
Ser protagonista – Biologia 1.
Comments